A Tricotilomania é um tipo de transtorno do controle dos impulsos.
A pessoa apresenta um forte desejo de puxar ou torcer o seu próprio cabelo, comportamento este repetitivo, chegando a arrancar os cabelos ou outros pêlos do corpo como das sobrancelhas, cílios, braço, barba ou mesmo das áreas íntimas, causando uma falha na região arrancada, que frequentemente, com o tempo irá tentar disfarçar.
Por conta desse comportamento a pessoa pode chegar a um grau de sofrimento tão grande com consequente isolamento social e mesmo deixar de fazer coisas importantes no seu dia a dia como trabalhar estudar, sair de casa.
As complicações associadas à Tricotilomania são Infecção, danos a pele, e pode acontecer até a permanente perda de cabelo. Isso tudo pode levar a problemas com a autoestima e imagem corporal.
Muitas pessoas que têm tricotilomania tentam negar o problema e esconder a perda de cabelo, vestindo chapéus, lenços, falsos cílios e sobrancelhas.
Algumas perguntas que poderão auxiliar na identificação deste transtorno:
Você tem o “hábito” de arrancar cabelos e/ou pelos do corpo?
Às vezes, você percebe que este hábito é incontrolável? Descreva as características desse hábito.
Você costuma ficar muito preocupado(a) com esse comportamento? Costuma, em função disso, deixar de fazer coisas ou sair de casa?
Você fica por muito tempo envolvido(a) com esse comportamento?
Você chega a se isolar em função desse comportamento?
Você se lembra de quando esse comportamento iniciou, ou consegue associá-lo com algum fato ou situação de sua vida? Descreva.
Sem tratamento, a tricotilomania pode se tornar uma condição crônica. Se você sofre com isso procure avaliação especializada de um médico ou psicólogo.
Fonte: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP