• Marcia Telles

Tricotilomania, o que é?


A Tricotilomania é um tipo de transtorno do controle dos impulsos.


A pessoa apresenta um forte desejo de puxar ou torcer o seu próprio cabelo, comportamento este repetitivo, chegando a arrancar os cabelos ou outros pêlos do corpo como das sobrancelhas, cílios, braço, barba ou mesmo das áreas íntimas, causando uma falha na região arrancada, que frequentemente, com o tempo irá tentar disfarçar.


Por conta desse comportamento a pessoa pode chegar a um grau de sofrimento tão grande com consequente isolamento social e mesmo deixar de fazer coisas importantes no seu dia a dia como trabalhar estudar, sair de casa.


As complicações associadas à Tricotilomania são Infecção, danos a pele, e pode acontecer até a permanente perda de cabelo. Isso tudo pode levar a problemas com a autoestima e imagem corporal.


Muitas pessoas que têm tricotilomania tentam negar o problema e esconder a perda de cabelo, vestindo chapéus, lenços, falsos cílios e sobrancelhas.


Algumas perguntas que poderão auxiliar na identificação deste transtorno:


  • Você tem o “hábito” de arrancar cabelos e/ou pelos do corpo?

  • Às vezes, você percebe que este hábito é incontrolável? Descreva as características desse hábito.

  • Você costuma ficar muito preocupado(a) com esse comportamento? Costuma, em função disso, deixar de fazer coisas ou sair de casa?

  • Você fica por muito tempo envolvido(a) com esse comportamento?

  • Você chega a se isolar em função desse comportamento?

  • Você se lembra de quando esse comportamento iniciou, ou consegue associá-lo com algum fato ou situação de sua vida? Descreva.


Sem tratamento, a tricotilomania pode se tornar uma condição crônica. Se você sofre com isso procure avaliação especializada de um médico ou psicólogo.


















Fonte: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP











#Tricotilomaniaoqueé